quinta-feira, 31 de agosto de 2023

O luxo do básico

Fazer mestrado, ler textos complexos, escrever dentro de uma burocracia, entender teorias literárias, para conseguir um bom emprego, para ter uma vida digna e simples. Porque pra mim a vida mesmo é feita de comer angu com a minha mãe e fazer biscoitos com a minha sobrinha. É sentar no chão pra fazer crochê e conversar com a minha comadre e quando der pegar um avião pra ver o meu amado amigo em outro estado. (ok, esse último não é básico, mas deveria ser acessível de qualquer forma)

Trabalhar pra conquistar uma vida humilde, batalhar pra pagar alguém que me ajude a entender meus próprios demônios. É tudo um luxo. Saúde física e mental são luxos, comida é luxo, lazer é luxo, estar com quem você ama é luxo.   

Querida Catarina,  

Tia Mali está estudando coisas muito difíceis para ter uma vida simples com você. Sua mãe me contou que 4:30 da manhã vai entrar numa fila para que você consiga fazer natação nas piscinas do Maracanã ao lado da sua escola. Você não sabe o quanto a sua mãe já lutou por você, pela sua educação e pela sua saúde. A vida aqui no Rio de Janeiro é assim, somos um gado magro que atravessa desertos, porque o pasto só é verde pra quem mora no Leblon. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário