segunda-feira, 13 de março de 2023

Não à toa guardo minha prova do ENEM 2013

Eu me lembro de quando era vestibulanda e levava uma caixa de guloseimas para a prova. Lembro-me de passar longos minutos me enchendo de suco, água, club social e bolinho Ana Maria (pacote prateado com roxo, chocolate com gotas de chocolate, meu preferido). Eu não sei se já tinha consciência de que não era fome e só ansiedade, mas me lembro de comer. Também lembro de sair da prova e por muitos anos falar sobre um texto base de questões da UERJ (o que falava sobre críticos não terem nenhum tipo de formação para serem críticos). Eu cheguei a fazer um texto sobre os críticos, pensando nesse texto da prova da UERJ. Claro que todo mundo tem muitas provas na vida, mas até a do ENADE eu tive que fazer. Veja bem, a prova acontece de tempos em tempos, nem todos os alunos de faculdades públicas precisam fazer, mas logo no meu ano houve a necessidade. Dava ponto na faculdade? Não. Dava ponto na vida de alguma forma? Não. Pois eu fui lá pra Ilha do Governador e me dediquei para a prova. Fiz a prova saboreado cada um dos textos e fiz questão e tratá-la com o devido respeito e consideração. 

Claro que nem só de histórias bonitas vive meu relacionamento com as provas, eu também derramei água no cartão resposta da minha primeira tentativa de exame de múltipla escolha da UERJ (olha ela de novo) e fiquei inocentemente na frente do ar condicionado esperando secar o único e intransferível cartão resposta que tinha pra marcar. Eu também me lembro de como deixei as lágrimas rolarem diante da prova de Sintaxe, da professora Violeta, na faculdade. 

Bom, tudo isso porque há anos venho trabalhando com provas de muitos tipos. Será que eu, mesmo que inconscientemente, já sabia que teria uma firme relação com as provas? O que eu sei é que também me lembro de dizer "A prova da UERJ é linda" e meu irmão achar bastante esquisito eu ter ficado discursando sobre a maneira construtiva que ela tinha me cobrado os conteúdos do que propriamente se eu tinha ido bem ou mal. Um salve para a prova da UERJ e pra essas questões do Enem que me apresentaram obras literárias e reflexões tão importantes.

Questão 6, 7, 13, 14, 15, 19, 21, 27, 29, 41, 42. Caderno amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário