sexta-feira, 1 de novembro de 2024

O que é uma puta?

Algumas definições pra essa palavra guardam um significado econômico. Diz-se de "puta" aquela que tem relações sexuais em troca de dinheiro, sinônimo de prostituta. Outras definições perpassam ideologias sociais em que para adquirir o adjetivo, basta ter relações sexuais com muitos homens. 

Há também dicionários que associam a puta à libertinagem, que é o mau uso da liberdade de um indivíduo, a extrapolação da liberdade. Abre aspas, "licenciosidade de costume, conduta de pessoa que se entrega imoderadamente a prazeres sexuais, a prática do libertino". Até aí, não vi nenhuma ofensa, só o bom e velho controle social dos corpos e desejos femininos. Cabe insultar alguém por praticar o ato sexual de forma profissional e remunerada? Cabe insultar alguém por ter tido muitos parceiros sexuais? Cabe insultar alguém por sentir prazer sexual e querer praticar o máximo que der?

O significado de uma palavra não é apenas o que está posto numa definição dicionária. Ele perpassa a experiência coletiva, unificando pequenas subjetividades, num vocábulo amplo, aberto a interpretações. Não satisfeita com os significados de puta que encontrei, continuei procurando o motivo pelo qual faz com que eu me sinta profundamente ofendida quando me chamam por esse nome. Mas não é por nenhum dos motivos anteriores, é algo que me fere particularmente (aqui entra o nível da subjetividade imposta no significado da palavra).

Então encontrei o seguinte texto sobre libertinagem que também está vinculado ao adjetivo, "quando isso acontece [a libertinagem], os limites são ultrapassados e a integridade física, emocional ou psicológica de outra pessoa é posta em causa. A libertinagem leva a um desrespeito pelo próximo, e indica falta de dignidade e bom caráter".

Achei neste último conceito meu entendimento para puta(o) e finalmente aquilo que me toca, que me ofende. Me xingar de puta não vai fazer com que eu tenha outra visão sobre a liberdade sexual das mulheres, vai me deixar profundamente triste em pensar que estou sendo acusada de ferir alguém, física, emocional ou psicologicamente. Isso sim é um xingamento. Problema é que quando alguém quer te ofender, essa pessoa pode te chamar de qualquer coisa, inclusive se alguém virar pra você e disser "você é uma pedra" com a intenção de magoar, não importa o que realmente significa "pedra", a pessoa quis muito te machucar e isso basta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário