É verdade que eu gosto de comprar roupas, combinar peças e traçar estilos no guarda-roupa. Também é verdade que eu me sinto feliz quando uso algo que valoriza meu corpo e a minha personalidade. Assim como também é verdade que eu me preocupo com a natureza e tento de diversas formas diminuir o impacto que minha pequena existência pode causar no planeta.
Há um tempo, venho comprando peças em brechó por gostar de roupas vintage, por acreditar no novo uso de uma peça de roupa que não serviu para outra pessoa, porque o dinheiro circula dentro da comunidade, bairro ou diretamente para pessoas, no lugar de grandes empresas multimilionárias.
Dito tudo isso, considerando tudo que tenho, vejo que não preciso de mais. O que tenho me serve, me veste bem, me agasalha, me permite estar em diferentes ocasiões e estações. Graças a deus, também tenho calçados que me permitem trabalhar e encontrar os amigos.
Então, por que preciso de mais? Ainda que compre em brechó, por que investir meu dinheiro em algo que já está resolvido a longo, longuíssimo, prazo? Gostaria de hoje firmar um compromisso comigo mesma de não comprar mais, por um tempo determinado, para que eu consiga ter dimensão do meu objetivo. E, talvez, quem sabe, tomar nota do valor de tudo que eu compraria nesse meio tempo, para entender o quanto foi poupado e que fim teve esse dinheiro.
Quero trabalhar minha responsabilidade financeira e também fazer por onde, indo em direção ao discurso de sustentabilidade que acredito. Quem sabe, me aproximando também de uma vida mais desafogada e minimalista. Adorei a ideia.
O projeto começa hoje, 14/08/2022 e tem fim no dia 14/12/2022. Neste dia espero renová-lo com dados positivos.